Segunda circular

O prazo da convocatória para as sessões tradicionais e mesas redondas da próxima edição das JIA (JIA 2015) chegou ao fim no passado dia 31 de Março. Desde então o Comité Organizador (CHAM e IEM) e o Comité Científico seleccionaram as propostas que irão compor as JIA 2015, a realizar em Lisboa.

Na presente circular será exposto o processo de participação nas jornadas, e o consequente processo de inscrição, com as devidas convocatórias para comunicações a apresentar nas sessões tradicionais bem como a colaboração nas mesas redondas e a submissão de posters. O prazo de recepção das propostas referidas irá decorrer até ao dia 10 de Julho de 2015.

1. Lista de sessões tradicionais e mesas redondas das JIA 2015.
SESSÃO TRADICIONAL 1. O contributo dos estudos de aquisição e uso de matérias-primas em contextos arqueológicos.
SESSÃO TRADICIONAL 2. A Multidisciplinariedade da Zooarqueologia no contributo da reconstituição das sociedades do passado.
SESSÃO TRADICIONAL 3. Arqueologia Urbana em Lisboa: da intervenção preventiva à divulgação pública passando/sem passar pela investigação.
SESSÃO TRADICIONAL 4.  Non-Stop Revolution! Las nuevas tecnologías aplicadas a la Arqueología.
SESSÃO TRADICIONAL 5. Los primeros productores de la Península Ibérica: métodos, técnicas e interpretaciones del proceso neolitizador.
SESSÃO TRADICIONAL 6. Microarchaeology: tracking the hidden archaeological record through multidisciplinary analysis.
SESSÃO TRADICIONAL 7. Arqueologia do meio aquático. Abordagens interdisciplinares.
SESSÃO TRADICIONAL 8. Territórios em Mudança: apropriação, ocupação e exploração do território em contextos de transição.
SESSÃO TRADICIONAL 9. Educar desde y no sobre arqueología. La didáctica de la arqueología como medio para aprender de forma global y transversal.
SESSÃO TRADICIONAL 10. A componente artefactual das Primeiras Sociedades Agro-Pastoris: perspectivas metodológicas e abordagens transdisciplinares na análise das produções cerâmicas.
SESSÃO TRADICIONAL 11. Depois dos romanos e antes dos castelos: Problemáticas e potencialidades do património arqueológico alto-medieval.
SESSÃO TRADICIONAL 12. A cultura material na construção do quotidiano da Idade Moderna.
SESSÃO TRADICIONAL 13. Archaeology of the Future. New Ways in Researching and Presenting the Past.

MESA REDONDA 1.
É possível conhecer, em Arqueologia? Problemáticas da construção do passado.
MESA REDONDA 2. De qué hablamos cuando hablamos de Paisaje?
MESA REDONDA 3. Dibujando conceptos. Desgranando y definiendo la didáctica de la arqueología.
MESA REDONDA 4. CGI storytelling in archaeological and cultural heritage public interpretation: scientific facts or Hollywood movies?

2. Formas de participação:
a) Sessões tradicionais. As propostas de participação devem ser dirigidas aos organizadores de cada sessão antes do dia 10 de Julho de 2015, cujos contactos se podem consultar nas convocatórias de cada sessão. Cabe aos organizadores de cada sessão a selecção das propostas de comunicação que irão formar o programa final das JIA 2015, com especial atenção ao seu conteúdo bem como ao potencial de debate de cada proposta. Serão os próprios coordenadores de cada sessão a comunicar a todos os participantes a aceitação ou rejeição das propostas até 17 de Julho de 2015.
A participação nas sessões tradicionais poderá ser realizada sob a forma de comunicação oral, poster, ilustração ou vídeo. Estas três últimas modalidades serão apresentadas em sessões especiais contempladas no programa, ainda que os coordenadores devam reservar algum tempo de exposição dentro da sua sessão temática, de modo a que todos os trabalhos possam ser considerados na fase de debate. A apresentação do poster, ilustração ou vídeo deverá obedecer à temática da sessão, bem como aos critérios estabelecidos pelos coordenadores das sessões correspondentes.
As propostas deverão ser redigidas numa das línguas oficiais do encontro (inglês, castelhano e/ou português). Todas as comunicações, depois submetidas na sua versão final, serão editadas nas futuras actas das JIA 2015.

b) Mesas redondas. As propostas de participação devem ser dirigidas aos coordenadores de cada sessão antes do dia 10 de Julho de 2015, cujos contactos se podem consultar nas convocatórias de cada mesa redonda. Cabe aos organizadores de cada sessão a selecção das propostas de comunicação que irão formar o programa final das JIA 2015, com especial atenção ao seu conteúdo bem como ao potencial de debate de cada proposta. Serão os próprios coordenadores de cada sessão a comunicar a todos os participantes a aceitação ou rejeição das propostas até 17 de Julho de 2015.
É permitida a apresentação de posters, ilustrações ou vídeos, contudo não haverá tempo de exposição no seio da mesa redonda, sendo estas integralmente apresentadas em sessões especiais contempladas no programa do encontro. Estas deverão ser redigidas numa das línguas oficiais do encontro (inglês, castelhano e/ou português).
A partir do dia 17 de Julho de 2015, os coordenadores das mesas redondas construirão um guião em que se integrem todos os contributos que se disponibilizará no nosso website antes dos dias do encontro, para que todos os participantes possam ter acesso ao seu conteúdo e enriquecer o debate. As conclusões do debate serão plasmadas num texto escrito pelos coordenadores e moderadores da mesa, a publicar nas futuras actas das JIA 2015.

c) Posters, ilustrações e vídeos não associados a sessões tradicionais ou mesas redondas. As propostas de poster, ilustração e vídeo que estão fora das sessões tradicionais ou mesas redondas deverão ser enviadas para o correio electrónico secretariajia2015@gmail.com até dia 10 de Julho de 2015. Estas deverão conter um resumo até 1000 palavras bem como os dados completos do autor, podendo ser apresentadas em português, castelhano, inglês ou francês. Solicita-se que a temática destes posters seja integrada com o tema das JIA 2015. “Entre a ciência e a cultura: da interdisciplinaridade à transversalidade da arqueologia”.
No decorrer das JIA, haverá espaços para se expor os posters, ilustrações e vídeo, sendo ainda definido um tempo para que sejam vistos e debatidos com os próprios autores (será obrigatório que nesse momento esteja pelo menos disponível um dos autores). Qualquer um destes trabalhos deverá estar presente nas nossas instalações no primeiro dia das Jornadas. O formato de poster terá obrigatoriamente de seguir o tamanho A-1 (594mm x 841 mm), com orientação vertical, podendo ser excluído caso não cumpra estes requisitos. Todos os posters, ilustrações e vídeos serão editados nas futuras actas das JIA 2015. Para o caso particular das ilustrações e dos vídeos, deverá ser entregue um texto que resuma os objectivos dos trabalhos. O texto relativo aos vídeos terá associado o respectivo link para o website onde estes estarão alojados.

3. Condições de participação:
a) Cada participante só poderá figurar como primeiro autor de uma comunicação dentro de cada sessão ou mesa redonda (e pode participar num máximo de 3 sessões diferentes, sendo que a apresentação de um poster/ ilustração/ vídeo não integrado numa sessão contará como uma intervenção).
b) Cada participante só poderá apresentar um poster em todo o encontro, quer seja dentro de sessões tradicionais quer seja com temática livre.
c) Só poderão participar nas JIA 2015 os investigadores que não tenham obtido o grau de doutor antes da realização das mesmas.
d) Para a emissão do certificado de participação (sessão/ mesa redonda/ poster/ ilustração/ vídeo) será imprescindível a formalização da inscrição no encontro, com o pagamento das mesmas, o envio do abstract e a presença nas Jornadas de pelo menos um dos autores de cada trabalho.

4. Inscrições:
Depois da conclusão da elaboração do programa de cada sessão, tendo sido seleccionados para participar nas JIA 2015, através de comunicação, intervenção em mesa de debate, póster, ilustração ou vídeo, os autores têm de formalizar a sua inscrição do seguinte modo:
- Preenchimento do modelo de inscrição com dados de contacto e detalhes da participação, que pode ser descarregado no website: http://www.cham.fcsh.unl.pt/jia/pt/inscricao.html ou aqui.
- Pagamento da inscrição mediante transferência para a conta bancária referida abaixo. No assunto deverão indicar JIA2015+Nome e apelidos. 

Banco: Millenium BCP
Morada:
Av. da República, 59 A, 1050-189 Lisboa
NIB:
0033 0000 0020 2935 7380 5
IBAN:
PT 50 0033 0000 0020 2935 7380 5
SWIFTCODE:
BCOMPTPL

As inscrições nas JIA 2015 processam-se da seguinte forma: as inscrições realizadas antes do dia 12 de Setembro de 2015 têm diferentes custos, mediante o tipo de participação que se escolha. A partir desta data (ou seja do dia 13 de Setembro), todas as inscrições terão um agravamento no preço, como se poderá consultar abaixo.

Até ao dia 12 de Setembro, incluído:
• Participação nas Jornadas (inclui ACTAS em versão digital) = 30 euros
• Participação nas Jornadas (inclui ACTAS em versão digital) + JANTAR ou VISITA = 40 euros
• Participação nas Jornadas (inclui ACTAS em versão digital) + JANTAR + VISITA = 50 euros

A partir de dia 13 de Setembro até ao dia 19 de Outubro, incluído:
• Participação nas Jornadas (inclui ACTAS em versão digital) = 40 euros
• Participação nas Jornadas (inclui ACTAS em versão digital) + JANTAR ou VISITA = 50 euros
• Participação nas Jornadas (inclui ACTAS em versão digital) + JANTAR + VISITA = 60 euros

Para realizar a inscrição deverá enviar um e-mail ao comité organizador das JIA (secretariajia2015@gmail.com) com o modelo de inscrição devidamente preenchido e o recibo de transferência correspondente ao pagamento da modalidade de inscrição que escolheu. Quem quiser factura de pagamento deverá indicá-lo neste e-mail que nos envie.

5. Calendário das JIA 2015:
- 10 de Julho de 2015: Fim do prazo para envio de propostas de participação nas sessões tradicionais (comunicação, poster, ilustração ou vídeo), nas mesas redondas (comunicação, poster, ilustração ou vídeo) e para a participação com poster, ilustração ou vídeo de temática livre.
- 17 de Julho de 2015: Fim do prazo para os coordenadores das sessões comunicarem ao Comité Organizador (que comunicará por sua vez ao Comité Científico) o conjunto de participantes seleccionados em cada sessão, a sua ordem e os respectivos abstracts. A partir deste publicar-se-á o programa provisório das JIA, iniciando-se o período de inscrição para todos os participantes.
- 12 de Setembro de 2015: Fim do prazo para que todos os participantes formalizem a sua inscrição. A partir desta data continuará a ser possível a inscrição no encontro, mas com um agravamento no preço (vid. ponto 4. Inscrições).
- 21-24 de Outubro de 2015: Celebração das VIII JIA em Lisboa.

Toda a informação detalhada relativa a cada sessão tradicional e mesa redonda, bem como os contactos dos coordenadores por elas responsáveis, pode ser consultada no nosso websitehttp://www.cham.fcsh.unl.pt/jia/pt/inicio.html ou na nossa página de facebook:  http://www.facebook.com/jia2015. Qualquer questão, não hesitem em escrever-nos para: secretariajia2015@gmail.com.