HOMEEnglish
Investigador
Sandra Ataíde Lobo

Investigador Integrado

Bolseiro de Pós-Doutoramento


sandralobo@netcabo.pt; ls@fcsh.unl.pt

Grupo de Investigação:
Pensamento Moderno e Contemporâneo

Áreas de Investigação:
História cultural
História e teoria das ideias
História institucional e política

ORCID: 0000-0003-3263-836X


Doutorada em Teoria e História das Ideias (FCSH-NOVA). Pós-doutoranda, financiada pela FCT, com o projecto “A Casa e o Mundo: a diaspora intelectual Goesa”.

Estuda, desde 2005, as elites intelectuais goesas e o seu contributo à construção da modernidade cultural e política goesa e portuguesa, enquadrada pelos impérios português e britânico e diferentes movimentos anticoloniais. Contribui para a teorização de “imprensa periódica colonial” e estuda o rico arquivo de imprensa goesa sobre o qual tem uma visão vasta e especializada. Publicou vários artigos e capítulos relacionados. Ultimamente interessa-se particularmente pela teorização e prática de uma historiografia cosmopolita, ligada à ideia de Academia como comunidade democrática internacional comprometida com a redução de desigualdades, designadamente académicas e patrimoniais, e com uma abordagem dialógica de memórias conflituantes.

Formação e experiência profissional em Bibliotecas e Arquivos (Portugal, Índia, 1988-2005). Vasta experiência em trabalho de equipa, desde 1994 como membro do Seminário Livre de História das Ideias (SLHI), entre outros projectos relacionados com revistas dos movimentos intelectuais portugueses no século 20. Experiência em contribuir para a concepção de projectos apoiados por agências portuguesas (FCT) e estrangeiras (FAPESP). Colabora com as linhas dedicadas à imprensa periódica nos projectos Pensando Goa (USP) e Orientalismo Português (CEC-FLUL). Co-fundadora do Grupo Internacional de Estudos da Imprensa Periódica Colonial do Império Português (GIEIPC-IP).



Curriculum Vitae(Pdf)

Os conteúdos desta página são da responsabilidade do investigador.