HOMEEnglish
Investigador
Mónica Esteves Reis

Investigador Integrado

Bolseiro de Investigação
Investigador
Fundação Oriente

monicaestevesreis@fcsh.unl.pt

Grupo de Investigação:
As Artes e a Expansão Portuguesa

Áreas de Investigação:
História da arte
História da expansão portuguesa
História religiosa


Encontro-me no momento a desenvolver o projeto, financiado pela Fundação Oriente: “Plano de Preservação do Património Histórico e Artístico da Arquidiocese de Goa”.

Doutorada em História e Património, especialização em História da Arte (2016) pela Universidade do Algarve. Pela mesma universidade, licenciatura em Património Cultural (2007). Membro do ICOMOS Portugal – International Council of Monuments and Sites desde 2016.

Organizei e lecionei um workshop de sensibilização para a conservação e restauro em 2011 em Goa, Índia. Neste workshop de 55h participaram especialistas de diferentes domínios científicos e instituições governamentais e privadas, em colaboração com a Fundação Oriente e a Arquidiocese de Goa e Damão.

Co-autor dos livros Retábulos no Estado de Goa (2016) e Retábulos da Província do Norte (prelo).

Sou igualmente membro de equipa dos seguintes projectos:
“Pensando Goa – uma peculiar biblioteca de língua portuguesa” pela Universidade de São Paulo, Brasil – Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (desde 2015)
“De Artibus in Auream Goa” preparando a imagem. Transcontextualidade no século de ouro da pintura portuguesa financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian (desde 2016).
“OLD GOA REVELATIONS: New insights and interpretations on the Vice-Roys of “Estado da Índia” portrait Gallery”, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian (desde 2017).
Tenho feito parte da organização de vários encontros de carácter internacional e publicado em revistas científicas nacionais e internacionais.



Os conteúdos desta página são da responsabilidade do investigador.