HOMEEnglish
Investigador
Marcus Carvalho Pinto

Assistente de Investigação


Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/Universidade Nova de Lisboa

marcus.carvalhopinto@hotmail.com

Grupo de Investigação:
A Antiguidade e a sua Recepção


Atualmente, frequenta o curso de doutoramento em História (área de especialização em História Antiga) pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, instituição na qual também objeve o seu título de mestre em História (área de especialização em Egiptologia). É licenciado em História (área de especialização em Arqueologia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

É assistente de investigação do grupo “A Antiguidade e a sua Receção” do CHAM – Centro de Humanidades, desde 2013, e membro da Association of Students of Egyptology, desde 2017. Atualmente possui uma bolsa de investigação do CHAM.

A sua investigação atual centra-se em temáticas relacionadas com a ideologia, identidade e memória cultural, através da literatura do Império Médio.

É autor de uma dissertação intitulada “‘Confraternizai com Sua Majestade no Vosso Coração!’ – O Fenómeno Lealista no Império Médio Inicial”. Participa regularmente em congressos internacionais de Egiptologia, quer em Portugal, quer no estrangeiro, publicando artigos relacionados à sua investigação. Possui experiência em arqueologia, tendo igualmente estagiado em museus. Tem participado na organização de cursos livres voltados ao ensino do egípcio hieroglífico e de aspetos gerais da história e cultura egípcia antiga.



Os conteúdos desta página são da responsabilidade do investigador.