Projectos de Pós-Doutoramento em curso (financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia):

Alberto Baena Zapatero
«"En ti se Juntan Espana y China", las Relaciones de Oriente y Occidente a través del Mexico Colonial (s. XVI-XVIII)». Orientação: João Paulo Oliveira e Costa.

Alice Santiago Faria
«Construindo o império português no século XIX. Obras públicas entre o Oceano Índico e o Mar da china (1869-1926)». Orientação: Nuno Senos.

Ana Claro
«Imperial Colours: The impact of the Portuguese Expansion on Chinese silk production (16th to 17th centuries)». Orientação: Jessica Hallett.

Ana Luiza de Castro Pereira
«"Entre os Senhores da casa e os familiares...": secretários, criados e servidores das embaixadas portuguesas em Londres e em Paris (1640-1815). Orientação: Tiago Miranda.

Antonella Viola
«Um Projecto Luso-Italiano da Companhia da Índias - final do século XVII». Orientação: João Paulo Oliveira e Costa.

Cristina Brito
«Comércio, Transporte e Circulação de animais exóticos e seus materiais, 1500-1970: o impacto na cultura e ciência europeias». Orientação: Jessica Hallett.

Edval de Souza Barros
«Gerindo frustrações: o Conselho Ultramarino e os conflitos de jurisdição no Atlântico e no Índico (1643-1711)». Orientação: Pedro Cardim.

Florbela Veiga Frade
«Um espelho para a vida: a comunidade sefardita de Hamburgo e a sua Produção Cultural e Científica (finais séc. XVI - finais séc. XVII)». Orientação: Pedro Cardim.

Giuseppina Raggi
«As dinâmicas da maravilha: identidade e transformação da quadratura na pintura monumental do século XVIII em Portugal e no Brasil». Orientação: Nuno senos.

Guida Marques
«Histórias cruzadas: Lisboa, Baía e Goa no século XVII. O Império Português e a União Ibérica através dos seus municípios». Orientação: Pedro Cardim.

Hugo Ribeiro da Silva
«O Clero Catedralício e a Construção do Império Português no contexto da Reforma Católica (1564-1750)». Orientação: Pedro Cardim.

João de Figueirôa-Rêgo
«As Juntas e Estancos de Tabaco na Península Ibérica: uma aproximação sociológica e política (séculos XVII-XIX)». Orientação: Pedro Cardim.

Jürgen Pohle
«Os mercadores-banqueiros alemães e a Expansão Portuguesa no Reinado de D. Manuel I». Orientação: João Paulo Oliveira e Costa.

Maria João Pacheco Ferreira
«Entre a utilidade e o deleite: o coleccionismo têxtil em Portugal (séculos XVI-XVIII)». Orientação: Jessica Hallett.

María José Ortega Chinchilla
«From abstract space to lived space». Orientação: Pedro Cardim.

Maria Paula Dias Couto Paes
«Um Governo "Humanista". Pragmatismo Religioso ou Prudência Política no Domínio Holandês da América Portuguesa - Século XVII». Orientação: João Paulo Oliveira e Costa.

Miguel Metelo de Seixas
«A heráldica portuguesa (séculos XV - XVIII): um código de representação social e política». Orientação: José Damião Rodrigues. (projecto CHAM e IEM)

Nandini Chaturvedula
«Clima, Cultura e Contaminação: Diferenças Sociais na Índia Portuguesa no século XVII». Orientação: João Paulo Oliveira e Costa.

Nunziatella Alessandrini
«Elites mercantis e nobreza em Portugal: o caso da família italiana dos Affaitati (sécs. XVI-XVII)». Orientação: João Paulo Oliveira e Costa.

Roberta Stumpf
«Mercês e venalidade: a aquisição de ofícios e honras na América portuguesa 1706-1808». Orientação: Pedro Cardim.

Susana Münch Miranda
«Comunicação Política na Idade Moderna. Portugal e o Sacro Império Romano-Germânico (1683-1738)». Orientação: Pedro Cardim.

Vasco Resende
«A expansão portuguesa e o Oriente islâmico na literatura histórico-geográfica europeia (séculos XVI-XVII)». Orientação: Rui Loureiro.

Projectos de Pós-Doutoramento concluídos (financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia):

David Martín Marcos
«El Portugal de los Braganza entre Austrias y Borbones. Las Relaciones Hispanoportuguesas ante la Crisis Dinástica de la Monarquía de España». Orientação: Pedro Cardim.

Elsa Penalva
«Prosopografia das elites e redes sociais na criação e sustentação de Macau (c.1582-c.1660)». Orientação: Luís Filipe Barreto.

José António Martínez Torres
«Os Impérios de Espanha e de Portugal, dos Áustrias aos Braganças. Circulação e Intercâmbios». Orientação: João Paulo Oliveira e Costa.

Maria Leônia Chaves de Resende
«Brasil, brasis: a inquisição e os índios na América Portuguesa». Orientação: João Paulo Oliveira e Costa.

Ricardo Madruga da Costa
«O século Dabney». Orientação: Carlos da Costa Cordeiro (Universidade dos Açores).

Santiago Martínez Hernández
«Cristóvão de Moura, 1º Marquês de Castelo Rodrigo, e a nobreza portuguesa na Corte dos Filipes, 1554-1613. A arte da privança e a retórica do poder». Orientação: Pedro Cardim.

Virgínia Valadares
«A Sociedade dos Pedreiros Livres sob o olhar do Santo Ofício entre Portugal e o Brasil no final de Setecentos». Orientação: João Paulo Oliveira e Costa.

Projecto de Pós-Doutoramento em curso (financiado pelas Acções Marie Curie - Pessoas: Intra-European Fellowship):

Saúl Martínez Bermejo
«Empire, classical history and world discovery. A comparative analysis of the uses of classical scholarship in Portuguese expansion (1550-1706)». Orientação: Pedro Cardim e Jean-Frédéric Schaub.

Teses de Doutoramento em preparação:

Ana Fernandes Pinto
«A construção da memória do Japão na Europa Católica (1598-1650)». Orientação: João Paulo Oliveira e Costa e Ana Isabel Buescu.

Ana Filipa Serrano
«The Red Road of the Iberian Expansion: Cochineal and the Global Dye Trade». Orientação: Jessica Hallett.

André Murteira
«A crise da Carreira da Índia e o corso norte-europeu durante o período filipino». Orientação: João Paulo Oliveira e Costa.

Andreia Martins
«The high officials of the court of King John III (1521-1557). A prosopographical approach». Orientação: Harold Short.

Andreia Torres
«Arte de los Abolorios. La Colección del Museo Nacional de Historia, Castillo de Chapultepec». Orientação: Alexandra Curvelo.

António Fernando Bento Pacheco
«Cuidados na Lisboa de Setecentos. Políticas e práticas de saúde e assistência». Orientação: Maria do Rosário Pimentel.

Carla Alferes Pinto
«A Colecção de Arte Colonial do Patriarcado de Lisboa. Proposta de estudo e musealização». Orientação: Alexandra Curvelo. Co-Orientação: Raquel Henriques da Silva.

Catarina Garcia
«Sistemas portuários nos impérios marítimos português e britânico: Uma abordagem comparativa (sécs. XVII-XIX)». Orientação: José Damião Rodrigues. Co-orientação: André Teixeira.

David Felismino
«"El Rey mandou da sua Ucharia Real o Jantar". Casa, Ofício e Cultura Alimentar na Corte de D. José I (1750-1777)». Orientação: Ana Isabel Buescu.

Daniele Frison
«The Macao-Nagasaki trade during the first years of Tokugawa Shogunate». Orientação: João Paulo Oliveira e Costa.

Edilson Motta
«Fisionomia das Terras do Amazonas. Representações cartográficas portuguesas da desembocadura do Amazonas no século XVII». Orientação: Rafael Moreira.

Elisabete Conceição
«Exógeno no Quotidiano da Lisboa Ribeirinha (Séculos XV a XVIII): estudo arqueológico de contextos domésticos». Orientação: Dejanirah Couto. Co-orientação: André Teixeira.

Érika Dias
«Continuidades e rupturas da política pombalina na capitania de Pernambuco (1774-1807)». Orientação: Pedro Cardim e Ângela Domingues.

Francisco Faria
«O financiamento da missão japonesa da Companhia de Jesus». Orientação: João Paulo Oliveira e Costa.

Inês Pinto Coelho
«A Casa dos Bicos: estudo arqueológico de um espaço e quotidiano palaciano na Lisboa ribeirinha (séculos XVI-XVIII)». Orientação: André Teixeira.

Isabel Almeida
«A deusa Ištar e as suas expressões artísticas e literárias: concepções e imagética do Divino Feminino na Mesopotâmia». Orientação: Francisco Caramelo.

Joana Bento Torres
«Quotidianos portugueses em Alcácer-Ceguer: estudo histórico-arqueológico de contextos domésticos (séculos XV-XVI)». Orientação: André Teixeira. Co-orientação: Alejandra Gutiérrez

João da Silva de Jesus
«Os capitães de fortaleza do Oriente, 1568-1664». Orientação: João Paulo Oliveira e Costa.

José António Bettencourt
«Os naufrágios na baía de Angra (ilha Terceira, Açores): uma aproximação arqueológica aos navios ibéricos e ao porto de Angra nos séculos XVI e XVII». Orientação: André Teixeira.

Lia Nunes
«Gregório Lopes: biografia histórica». Orientação: Mirjam de Baar. Co-orientação: João Paulo Oliveira e Costa.

Luís Duque
«O discurso religioso na glíptica assíria do I milénio a.C.». Orientação: Francisco Caramelo.

Luís Serrão Gil
«Arquitectura militar portuguesa em Safim, Marrocos (1508-1541)». Orientação: André Teixeira. Co-Orientação: Jorge Correia.

Marcel Paiva do Monte
«Apropriação simbólica do espaço na construção imperial assíria (séculos X-VII a.C.)». Orientação: Francisco Caramelo.

Maria Barreto Dávila
«Governar o Atlântico: a Infanta D. Beatriz e a Casa de Viseu (1470-1485)». Orientação: João Paulo Oliveira e Costa.

Maria de Fátima Rosa
«A percepção da ordem e a consciência do tempo em Mari no período paleo-babilónico (sécs. XIX e XVIII a.C.)». Orientação: Francisco Caramelo.

Maria de Lurdes Sales
«Província Jesuíta do Malabar no século XVII». Orientação: João Paulo Oliveira e Costa.

Maria João da Câmara
«Nobreza e Memória. O Arquivo da Casa de Belmonte como instrumento de poder». Orientação: Maria de Lurdes Rosa. Co-orientação: Pedro Cardim.

Marisa Marques
«Mem de Sá, um percurso singular no império quinhentista português». Orientação: João Paulo Oliveira e Costa.

Mário Clemente Ferreira
«Antemural da colónia. Construção da fronteira em Mato Grosso no século XVIII». Orientação: João Paulo Oliveira e Costa e Ângela Domingues.

Miguel Lourenço
«Missionação e Ortodoxia: o Padre Mateo "Francisco" Cebrián, SJ, e o fim da missão jesuítica do Japão». Orientação: João Paulo Oliveira e Costa e Luís Filipe Barreto.

Nuno Vila-Santa
«No trilho de uma vida e carreira singulares: D. Luís de Ataíde, 3º conde de Atouguia e vice-rei da Índia». Orientação: Alexandra Pelúcia.

Patrícia Carvalho
«O Naufrágio da Ria de Aveiro A: o Navio, a Cerâmica e o Porto de Aveiro nos Séculos XV-XVII». Orientação: André Teixeira.

Paulo Lopes
«Visões da Europa nas Memórias do Fidalgo de Chaves (1507-1517). Sociedade, Quotidiano e Poder num Manuscrito Inédito do Século XVI». Orientação: Ana Isabel Buescu.

Pedro Lage Correia
«A missionação de Alessandro Valignano no Oriente (1574-1606)». Orientação: Luís Filipe Barreto e João Paulo Oliveira e Costa.

Pedro Nobre
«O Mundo Ultramarino nas Relações Luso-Britânicas (1640-1668) – Cooperação, Rivalidade e Conflito». Orientação: Pedro Cardim.

Raquel Santos
«Novos tapetes para novos mercados: a produção e o consumo dos tapetes Indo-Persa, séculos XVI e XVII». Orientação: Jessica Hallett.

Rita Bernardes de Carvalho
«Les communautés portugaises d’Ayutthaya et Lovek. Formation et reconstruction de l’identité dans le Sud-est asiatique (XVIème – XVIIème siècles)». Orientação: Dejanirah Couto. Co-orientação: João Paulo Oliveira e Costa.

Teresa Lacerda
«Os Mestiços nas "Restaurações" de Angola e de Pernambuco». Orientação: João Paulo Oliveira e Costa.

Tiago Fraga
«A evolução da fragata portuguesa, séculos XV a XIX». Orientação: André Teixeira

Dissertações de Mestrado em preparação:

Ana Guerreiro
«Pedro de Sousa Pereira: um percurso».

Ana Rita Domingues
«A Câmara Municipal do Rio de Janeiro na segunda metade do século XVIII».

Inês de Castro Cristóvão
«"A principal riqueza que dali vem": os têxteis indianos em Portugal nos séculos XVI e XVII».

John Harvey
«Commerce, Politics, and Colonization in Angola at the Turn of the Eighteenth Century».

Jorge Freire
«À vista da Costa: a Paisagem Cultural Marítima de Cascais na época moderna».

José Wellington Nascimento
«Viola da Terra: património e identidade açoriana?»

Luís Pinheiro
«As Ilhas de S. Tomé nos séculos XV e XVI».

Maria Bastião
«Terra Firme: processos de construção do litoral fronteiro à Ilha de Moçambique na segunda metade de Setecentos».

Maria da Graça Delfim
«O Património do Mosteiro de S. João no século XVII».

Maria de Fátima Claudino
«Forte de São Lourenço (Olhão)  - Arqueologia e História de uma Fortificação Moderna - 2010»

Raquel Prazeres
«Visões do Oriente. O Budismo no Japão aos olhos de João Rodrigues Tçuzzu».

Tiago Silva
«Vidros a bordo da Santo António de Tanna. Cargas e quotidianos numa fragata de finais do século XVII»

Teses de Doutoramento defendidas pelos Investigadores do CHAM:

1993 - Maria de Jesus C. dos Mártires Lopes Teodoro de Matos, A Sociedade Goesa da Segunda metade de seiscentos: ensaio da análise sócio-cultural. Publicação: Goa Setecentista. Tradição e Modernidade, 1750-1800, Lisboa, CEPCEP, Universidade Católica Portuguesa, 1996, (2ª ed., 1999) e Tradition and modernity in the eighteenth-century Goa (1750-1800), trad. Oscar Noronha, New Dehli, Manohar Books, 2006.

1998 - Ângela Maria Viera Domingues, Quando os índios eram vassalos. Colonização e relações de poder no norte do Brasil na segunda metade do século XVIII. Publicação: Quando os índios eram vassalos. Colonização e relações de poder no norte do Brasil na segunda metade do século XVIII, Lisboa, CNCDP, 1999.

1998 - João Paulo Oliveira e Costa, O Cristianismo no Japão e o episcopado de D. Luís Cerqueira. [ver tese integral - pdf]

1999 - João Nelson Veríssimo, Relações de poder na sociedade madeirense do século XVII. Publicação: Relações de poder na sociedade madeirense do século XVII, Funchal, Secretaria Regional do Turismo e Cultura, Direcção Regional dos Assuntos Culturais, Região Autónoma da Madeira, 2000.

2001 - José Damião Rodrigues, São Miguel no século XVIII: casa, família e mecanismos de poder. Publicação: São Miguel no século XVIII: casa, família e mecanismos de poder, 2 vols., Ponta Delgada, Instituto Cultural de Ponta Delgada, 2003.

2004 - Susana Costa, Viver e morrer religiosamente. Ilha de São Miguel no século XVIII Publicação: Viver e morrer religiosamente. Ilha de São Miguel no século XVIII, Ponta Delgada, Instituto Cultural de Ponta Delgada, 2007.

2005 - Jorge Manuel Flores, As relações entre o Estado da Índia e o Império Mogol.

2005 - Catarina Madeira Santos, Um governo "polido" para Angola, reconfigurar dispositivos de domínio (1750-c. 1800).

2006 - Zoltán András Biedermann, A aprendizagem de Ceilão. A presença portuguesa em Sri Lanka entre estratégia talassocrática e planos de conquista territorial (1506-1598).

2006 - Rute Dias Gregório, Terra e fortuna nos primórdios da ilha Terceira (1450-1550).

2006 - Nuno Senos, Franciscan Art and Architecture in Colonial Brazil (1650-1800).

2007 - Susana Münch Miranda, A Administração da Fazenda Real no Estado da Índia (1517-1640).

2007 - Susana Serpa Silva, Violência, Desvio e Exclusão na Sociedade Micaelense Oitocentista (1842-1910).

2007 - Alexandra Pelúcia, Martim Afonso de Sousa e a sua linhagem: o papel da elite dirigente da Expansão Portuguesa nos reinados de D. João III e D. Sebastião. [ver tese na íntegra - pdf]

2007 - Rogério Puga, A World of Euphemism. Representações de Macau na obra de Austin Coates: City of Broken Promises enquanto Romance Histórico e Bildungsroman Feminino.

2008 - Casimiro Rodrigues, As Vicissitudes do Sistema Escolar em Moçambique na 2ª Metade do Séc. XIX - Hesitações, Equilíbrios, e Precariedades.

2008 - Alexandra Curvelo, Nuvens douradas e paisagens habitadas. A arte nanban e a sua difusão na China e Nova Espanha. Orientação de Rafael Moreira.

2009 - João de Figueirôa-Rêgo, Os estatutos de pureza de sangue e o Estado Moderno: instituições e práticas sociais no espaço de expressão Ibérica. Orientação de Fernanda Olival e Maria Augusta Lima Cruz.

2009 - João Teles e Cunha, Goa e a criação do mercado intercolonial português no Altântico Sul (1660-1750). Orientação de António Borges Coelho e A. A, Marques de Almeida.

2009 - Isabel Pina, Jesuítas asiáticos e mestiços na missão / vice-província da China (1589-1689). Orientação de João Paulo Oliveira e Costa.

2010 -
Cristina Brito, Os mamíferos marinhos nas viagens marítimas pelo Atlântico entre os séculos XV e XVIII: A evolução da ciência e do conhecimento. Orientação de João Paulo Oliveira e Costa.

2010 - André Pinto de Sousa Dias Teixeira, Baçaim e o seu território (1534-1738): administração, economia e sociedade. Orientação de João Paulo Oliveira e Costa.

2010 - Ana Luiza de Castro Pereira, Unidos pelo sangue, separados pela lei : família e ilegitimidade no Império Português, 1700 - 1799. Orientação: Margarida Durães e Co-Orientação: Junia Furtado.

2011 - Maria João Ferreira, Os têxteis chineses em Portugal nas opções decorativas nacionais (séculos XVI a XVIII). O seu uso efémero e o perene. Orientação de Natália Ferreira Alves.

2011 - Vasco Resende, Le monde islamique dans la culture portugaise du XVIème siècle. Orientação: Dejanirah Couto.

2011 - Isabel Mourão, Gaspar do Amaral S.J. (1594-1646). La vie et l'oeuvre d'un jésuite portugais fondateur de la mission jésuite du Tun Kim à la cour des Trinh. Orientação de Dejanirah Couto.

2011 - Ana Cristina Trindade. “Plantar nova Christandade” – um desígnio jacobeu para a diocese do Funchal. D. Frei Manuel Coutinho, 1725-1741. Orientação de Rute Dias Gregório.

2012 - Paulo Menezes, Teritório de Cidadania ― ensaios de gestão pública compartilhada na Mata Atlântica.

2012 - José Miguel Pinto dos Santos, A study in cross-cultural transmission of natural philosophy: the Kenkon Bensetsu. Orientação de João Paulo Oliveira e Costa.

2012 - Élvio Duarte Martins Sousa, Ilhas de Arqueologia. O Quotidiano e a Civilização Material na Madeira e nos Açores (Séculos XV-XVIII), II vols. Orientação: Pedro Gomes Barbosa e Mário Jorge Barroca.

2012 - João Vicente Melo, Lord of Conquest, Navigation and Commerce: Portuguese diplomacy in Asia during the reign of John V (1707-1750). Orientação: Stefan Halikowski-Smith e Huw Bowen.

Teses de Mestrado defendidas pelos Investigadores do CHAM:

1989 - João Paulo Oliveira e Costa, A Descoberta da Civilização Japonesa pelos Portugueses. Publicação: A Descoberta da Civilização Japonesa pelos Portugueses, Lisboa, Instituto Cultural de Macau/Instituto de História de Além-Mar, 1995.

1989 - Ângela Maria Vieira Domingues, Formas de Intervenção no espaço amazónico em finais do século XVIII. Política, ciência e aventura. Publicação: Formas de Intervenção no espaço amazónico em finais do século XVIII. Política, ciência e aventura, Lisboa, Instituto de História de Além-Mar, 1995.

1991 - António Manuel Clemente Lázaro, Crónica do Conde D. Pedro de Meneses continuada à tomada de Ceuta de Gomes Eanes de Zurara - edição crítica e diplomática.

1992 - Maria da Conceição Ferreira Flores, Os Portugueses e o Sião no século XVI. Publicação: Os Portugueses e o Sião no século XVI, Lisboa, CNCDP/INCM, 1995.

1992 - Jorge Manuel Costa da Silva Flores, Os Portugueses e o Mar de Ceilão, 1498-1543: Trato, Diplomacia e Guerra. Publicação: Os Portugueses e o Mar de Ceilão, 1498-1543: Trato, Diplomacia e Guerra, Lisboa, Cosmos, 1998.

1993 - Susana Margarida Münch Miranda, A Fazenda Real na Ilha da Madeira (segunda metade do século XVI). Publicação: A Fazenda Real na Ilha da Madeira (segunda metade do século XVI), Lisboa/Funchal, Instituto de História de Além-Mar, 1994.

1996 - João Manuel de Almeida Teles e Cunha, Economia de um Império. Economia Política do Estado da Índia em torno do mar Arábico e Golfo Pérsico. Elementos conjunturais:1595-1635.

1996 - Maria Catarina Madeira Henriques dos Santos, Perfil Político da Capital do Oriente Português (1505-1570). Publicação: «Goa é a chave de toda a Índia». Perfil Político da Capital do Oriente Português (1505-1570), Lisboa, CNCDP.

1999 - Alexandra Maria Pinheiro Pelúcia, Corso e Pirataria: Presas Portuguesas no Golfo de Bengala (1516-1666).

1999 - Mário Clemente Ferreira, O Tratado de Madrid e a cartografia portuguesa da região platina, 1749-1761. Publicação: O Tratado de Madrid e o Brasil Meridional: os trabalhos demarcadores das partidas do Sul e a sua produção cartográfica (1749-1761), Lisboa, CNCDP.

2000 - Ana Fernandes Pinto, A aristocracia guerreira japonesa em Cartas de Évora de 1598. Publicação: Uma imagem do Japão. A aristocracia guerreira nipónica nas cartas jesuíticas de Évora (1598), Lisboa, Fundação Oriente, Instituto Português do Oriente, 2004.

2000 - Isabel Alexandra Murta Pina, A residência jesuíta de Nanquim: das origens à restauração (1599-1633).

2002 - André Pinto de Sousa Dias Teixeira, S. Nicolau de Cabo Verde: esboço da sua história (séculos XV-XVIII). Publicação: A ilha de S. Nicolau de Cabo Verde nos séculos XV a XVIII, Lisboa, Centro de História de Além-Mar, 2004.

2002 - Isabel Augusta Tavares Mourão, Os Portugueses no Dai-Viet. Publicação: Portugueses em Terras do Dai-Viêt (Conchichina e Tun Kim) 1615-1660, Lisboa, Instituto Português do Oriente e Fundação Oriente, 2005.

2003 - Maria de Lurdes Sales, A vida cristã em Baçaim no século XVI.

2006 - Teresa Lacerda, Os capitães das armadas da Índia no reinado de D. Manuel I. Uma análise social. [ver tese integral - pdf]

2006 - Helena Margarida Barros Rodrigues, Nagasaki nanban. Das origens à expulsão dos Portugueses.

2006 - Madalena Teotónio Pereira Bourbon Ribeiro, A nobreza cristã de Kyushu. Redes de parentesco e acção jesuítica. [ver tese integral - pdf]

2006 - André Murteira, A Carreira da Índia e o cordo Neerlandês, 1595-1625. [ver tese integral - pdf]

2006 - Rita Bernardes de Carvalho, La presence portugaise à Ayutthaya (Siam) aux XVIe et XVIIe siècles. [ver tese integral - pdf]

2007 - Andreia Martins de Carvalho, Nuno da Cunha e os capitães da Índia, 1529-1538. [ver tese integral - pdf]

2007 - Maria de Fátima Diogo Tomás, O município de Luanda no século XVII.

2007 - Anderson de Freitas Fonseca, Caminho Novo: a realidade de uma estrada real (1700-1725).

2008 - Luzia Ruivo Seromenho, Os Franceses no Brasil no início do século XVIII (1700-1715)

2008 - Sofia Isabel Plácido dos Santos Diniz, A arquitectura da Companhia de Jesus no Japão. A criação de um espaço religioso cristão no Japão dos séculos XVI e XVII. [ver tese integral - pdf]

2008 - Patrícia Carvalho, Estaleiros de construção naval na Índia Portuguesa.

2008 - Isabel Santos, A ilha do fogo (séculos XV-XVIII).

2008 - Inês Pinto Coelho, A cerâmica oriental na Carreira da Índia no contexto da carga de uma nau - a presumível Nossa Senhora dos Mártires. [ver tese íntegral - pdf]

2008 - José António Bettencourt, A nau Nossa Senhora da Luz (1615) no contexto da Carreira da Índia e da escala nos Açores: uma abordagem histórica e arqueológica.

2008 - Pedro Nobre, A entrega de Bombaím à Grã-Bretanha e as suas consequências políticas e sociais no Estado da Índia (1661-1668). [ver tese íntegral - pdf]

2009 - Isabel Almeida, O carácter do «Divino Feminino» na Literatura Mesopotâmica: Inanna/Ištar, personificação divina do imaginário feminino.

2009 - Silvana Pires, A catequização das crianças na missão jesuítica de Salsete (1560-1622).

2009 - Nuno Vila-Santa, O Vice-Reinado de D. Afonso de Noronha (1550-1554): uma perspectiva política da Ásia Portuguesa em meados de quinhentos.

2009 - Manuela Gonzaga, "Do odio natural que ha antre hos Elephantes & hos Rhinoçerotas" - Migrações do real fantástico ou desmistificação de mitos nos alvores da Expansão Portuguesa.

2010 - Maria Dávila, "D. Fernando I, 2º duque de Bragança: vida e acção política".

2010 - Marcel Paiva do Monte, "Os tratados adē – instrumentos políticos e jurídicos na construção imperial assíria (sécs. VIII-VII a.C.): entre a continuidade e a singularidade".

2011 - Luís Serrão Gil, O Castelo de Porto de Mós: da Arqueologia à Arquitectura uma visão de complementariedade.

2011 - José Ferreira, A Restauração de 1640 no Estado Português da Índia.

2011 - João Luis Ferreira, Entre duas margens. Os Portugueses no Golfo Pérsico (1623-1653).

2011 - Maria da Graça Delfim, O Património do Convento de Ponta Delgada no século XVII.

2012 - Joana Torres, Quotidianos no Convento de São Francisco de Lisboa: uma análise da cerâmica vidrada, faiança portuguesa e porcelana chinesa.

2012 - Manuela Tomaz Rosa, As elites femininas em Mari no reinado de Zimrî-Lîm: c.1775-1761 a.C.

2012 - Catarina Simões, Para uma análise do conceito de "exótico". O interesse japonês na cultura europeia (1549-1598)

2012 - N'zinga Katiamela, Os portos na ilha de São Miguel, Açores (séculos XVI-XIX)

2012 - Rui Henriques, Uma análise do percurso social de António Leite: contador e capitão em Azamor e Mazagão

Centro de História de Além-Mar - FCSH-Universidade Nova de Lisboa / Universidade dos Açores