[[Resumo]]

[Objectivos]
[Estado da Arte]
[Equipa de Investigação]
[Bibliografia]
[Resultados]
[Avaliação]

 

Objectivos

O projecto visa a edição crítica dos "Comentários" (1624) de D. Garcia de Silva y Figueroa, incluindo transcrição, anotações e estudos. Enquanto a edição crítica será produzida pela equipa de investigação, com apoio dos consultores, os estudos resultarão de vários seminários internacionais. Prevemos a publicação de dois volumes, integrando os "Comentários" de D. Garcia de Silva y Figueroa. Também prevemos a edição de dois volumes complementares: um livro de anotações e um livro incluindo diversos ensaios sobre o autor, a obra e o seu contexto internacional.

Os "Comentários" de D. Garcia de Silva y Figueroa são perfeitamente desconhecidos em Portugal e estão totalmente esquecidos em Espanha. Contudo, constituem um extraordinário manancial informativo sobre a história do Estado da Índia, sobre a história da Pérsia e sobre a história das interacções ibero-persas. Pressupõe-se que a edição dos quatro livros previstos no projecto, as participações da equipa de investigação em encontros nacionais e internacionais, as publicações parcelares, e os encontros científicos a organizar contribuirão para alargar o conhecimento geral sobre uma época e sobre uma área geográfica pouco estudadas entre nós. Num momento em que as relações entre o Ocidente e o Irão conhecem momentos de especial tensão, parece especialmente apropriado relembrar, e divulgar, uma fonte fundamental quer para a compreensão da história do relacionamento ibérico com a Pérsia, quer para a reconstituição das mais diversas facetas da realidade política e cultural iraniana do século XVII.

 

Projecto: Relações de Portugal com a Pérsia durante a União Ibérica. Os "comentários" de D. Garcia de Silva y Figueiroa.
Entidade Financiadora: Fundação para a Ciência e Tecnologia (PTDC/HAH/69734/2006)
Centro de História de Além-Mar - FCSH/Universidade Nova de Lisboa e Universidade dos Açores