A Cátedra UNESCO «O Património Cultural dos Oceanos» oferece um conjunto de actividades dirigidas aos ensinos pré-primário até ao secundário.
Neste momento, as principais temáticas abordadas são: Arqueologia e História; Arte e Património; História Ambiental Marinha; Literatura Africana e o Mar; Mar e a Mesopotâmia; Mulheres e o Mar.
As acções de disseminação científica a desenvolver nas escolas, sob a forma de palestras e de actividades hands-on, entre outros formatos, enquadram-se nas mais recentes dinâmicas da investigação internacional em Humanidades Ambientais e em estudos sobre o Mar e as Sociedades. Relacionam-se ainda directamente com os trabalhos desenvolvidos no âmbito daquela Cátedra UNESCO, com um foco particular no Atlântico moderno nas suas mais variadas perspectivas.
Contacto: ninavieira@fcsh.unl.pt
V Encontro de História Regional e Local na Escola — Madeira: um mar de memórias a preservar
8 e 9 de Fevereiro 2019 | Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco
Comunicação «Os novos portos do Atlântico da época Moderna - navegação, estruturas e usos. Uma abordagem comparativa e multidisciplinar entre a história, arqueologia e a geomorfologia» por Ana Catarina Garcia.
Abstract:
Tomando como ponto de partida a ideia de que os portos foram, ao longo da época Moderna, nós estratégicos vitais no apoio à construção de impérios marítimos europeus, esta apresentação vai-se focar no estudo do papel dos portos insulares no contexto da história do Atlântico.
Centrado na importância das ilhas e no modo como funcionaram como extensões territoriais e bases para uma expansão marítima, vai-se explicar em que medida certos locais foram considerados estratégicos e escolhidos para servirem como portos relevantes, como foi o caso de Angra nos Açores, Funchal na Madeira ou Cidade Velha, em Cabo Verde.
Partindo de uma abordagem multidisciplinar apresentam-se os portos enquanto espaços físicos onde se edificaram, desenvolveram e transformaram estruturas de modo a satisfazer as necessidades de aí ocorrem movimentos de embarcações, interface de sistemas económicos, sociais, culturais e religiosos.
Missão a Cabo Verde
Cristina Brito, João Paulo Oliveira e Costa e José Bettencourt estiveram em Cabo Verde numa missão no âmbito da Cátedra. A visita tem como objetivo principal apresentar a Cátedra ao governo cabo-verdiano bem como aos parceiros institucionais e, permitir estabelecer colaboração futura em termos de investigação, formação e divulgação no âmbito da arqueologia subaquática, valorizando o património cultural, a história dos ambientes marinhos e a história da baleação. Foram visitados locais de interesse histórico e patrimonial como o núcleo museológico da Praia, Cidade Velha e Tarrafal.
Lançamento da brochura «O que é o património cultural subaquático?»
25 de Outubro 2016 | 17h00 | FCSH/NOVA, Torre B, Auditório 1 (piso 1)
Este lançamento decorre no âmbito da celebração do 15º Aniversário da Convenção 2001 da UNESCO sobre a Proteção do Património Cultural Subaquático e do 10º Aniversário da ratificação da Convenção.
A brochura tem como objetivo informar sobre a Convenção 2001 da UNESCO, sensibilizar para a salvaguarda, valorização e proteção dos sítios arqueológicos subaquáticos, promover a partilha da informação e do conhecimento, incentivar a investigação científica, a formação e a cooperação entre Estados, e partilhar informação sobre trabalhos arqueológicos subaquáticos que tiveram lugar em Portugal e considerados como exemplos de boas práticas.
Foi produzida pela Comissão Nacional da UNESCO, em colaboração com a Direção-geral do Património Cultural, o Ministério da Defesa Nacional – Autoridade Marítima Nacional, o Centro de Investigação Naval e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa.
Sessão de Apresentação da Cátedra UNESCO «O Património Cultural dos Oceanos»
A sessão teve lugar no dia 21 de Junho, às 15h00, no Auditório da Reitoria da NOVA, contou com a presença do Ministro dos Negócios Estrangeiros e da Presidente da Comissão Nacional da UNESCO.
Programa
15h00 – Sessão de Apresentação
Intervenções
Prof. Doutor João Paulo Oliveira e Costa – Director do CHAM
Prof. Doutor Francisco Caramelo – Director da FCSH/NOVA
Prof. Doutor António Rendas – Reitor da Universidade NOVA de Lisboa
Embaixadora Ana Maria Martinho – Presidente da Comissão Nacional da UNESCO
Prof. Doutor Augusto Santos Silva – Ministro dos Negócios Estrangeiros (Discurso.pdf)
17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Na Cimeira da ONU, que teve lugar entre 25 e 27 de Setembro de 2015, foram fixados os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - a nova Agenda de acção até 2030. A Agenda é o resultado do trabalho em parceria entre governos e cidadãos de todo o mundo com o objectivo de criar um novo modelo global.
Património para a Paz e a Reconciliação
Foi lançado em Novembro de 2015 na FCSH-UNL, através do CHAM, a versão em português do Manual para Professores «Património para a Paz e a Reconciliação – Salvaguardar o Património Cultural Subaquático da Primeira Guerra Mundial».
Por ocasião do centenário da guerra mundial, compreendido entre 2014 e 2018, a UNESCO lançou uma iniciativa no âmbito da educação, visando educar o público e particularmente os jovens sobre o impacto da guerra e a importância do seu património cultural para reforçar e alcançar a paz e reconciliação.
A iniciativa é aberta a todas as instituições de ensino e destina-se particularmente aos jovens com idades entre 12-18.