DIVULGAÇÃO

 

Encontram-se previstas a realização de diversas actividades de divulgação no âmbito da Cátedra, de entre elas a realização de palestras abertas ao público em geral, a realização de conferências científicas sobre os oceanos e o seu património cultural e ainda a criação de um programa educativo temático para as escolas associadas da UNESCO. O objectivo primordial será a participação de todas as comunidades envolvidas e interessadas, as comunidades locais, a comunidade científica e a política.

 

Image “Contemplation” by Aristocrats-hat, CreativeCommons (CC BY-NC 2.0) license: http://goo.gl/d8qeGv

História. Jornal de Notícias

N.º 7, April, 2017

A revista História do Jornal de Notícias publicou no seu último número uma extensa entrevista

com o Professor João Paulo Oliveira e Costa, responsável pela Cátedra UNESCO “O Património

Cultural dos Oceanos”. Uma parte da entrevista aborda este novo projecto.

+ info

 

Conferência «25 anos do programa Cátedras UNESCO»

A Conferência terá lugar no dia 10 de Maio, às 14h30, na Fundação Calouste Gulbenkian.

Organização: Comissão Nacional da Unesco — Portugal

Apoio: Fundação Calouste Gulbenkian

Programa

Convite

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ana Cláudia Silveira foi a vencedora da edição de 2016 do Prémio de História Alberto Sampaio

 

 

 

Quando se assinalam os 175 anos do nascimento de Alberto Sampaio, e após um interregno de sete anos, o galardão foi reabilitado, visando lembrar o legado do referido historiador e incentivar a investigação histórica, em especial nos domínios da história económica e social.

Instituído pelos municípios de Braga, Guimarães e Vila Nova de Famalicão e com tutela científica da Academia das Ciências de Lisboa, o prémio foi este ano atribuído a um trabalho relativo à produção e comércio de sal em Portugal, intitulado “Lavrar o Mar: a dinâmica da produção de sal em Setúbal no contexto dos salgados portugueses. Etapas de uma afirmação internacional”, da autoria de Ana Cláudia Silveira, investigadora do Instituto de Estudos Medievais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

 

 

 

 

 

Missão a Cabo Verde

 

Cristina Brito, João Paulo Oliveira e Costa e José Bettencourt estiveram em Cabo Verde numa missão no âmbito da Cátedra.  A visita tem como objetivo principal apresentar a Cátedra ao governo cabo-verdiano bem como aos parceiros institucionais e, permitir estabelecer colaboração futura em termos de investigação, formação e divulgação no âmbito da arqueologia subaquática, valorizando o património cultural, a história dos ambientes marinhos e a história da baleação. Foram visitados locais de interesse histórico e patrimonial como o núcleo museológico da Praia, Cidade Velha e Tarrafal.

 

Lançamento da brochura «O que é o património cultural subaquático?»

25 de Outubro | 17h00 | FCSH/NOVA, Torre B, Auditório 1 (piso 1)

 

 

 

 

 

 

Este lançamento decorre no âmbito da celebração do 15º Aniversário da Convenção 2001 da UNESCO sobre a Proteção do Património Cultural Subaquático e do 10º Aniversário da ratificação da Convenção.

 

A brochura tem como objetivo informar sobre a Convenção 2001 da UNESCO, sensibilizar para a salvaguarda, valorização e proteção dos sítios arqueológicos subaquáticos, promover a partilha da informação e do conhecimento, incentivar a investigação científica, a formação e a cooperação entre Estados, e partilhar informação sobre trabalhos arqueológicos subaquáticos que tiveram lugar em Portugal e considerados como exemplos de boas práticas.

 

Foi produzida pela Comissão Nacional da UNESCO, em colaboração com a Direção-geral do Património Cultural, o Ministério da Defesa Nacional – Autoridade Marítima Nacional, o Centro de Investigação Naval e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa.

 

Sessão de Apresentação da Cátedra UNESCO «O Património Cultural dos Oceanos»

A sessão teve lugar no dia 21 de Junho, às 15h00, no Auditório da Reitoria da NOVA, contou com a presença do Ministro dos Negócios Estrangeiros e da Presidente da Comissão Nacional da UNESCO.

 

Programa

 

15h00 – Sessão de Apresentação

 

Intervenções

 

Prof. Doutor João Paulo Oliveira e Costa – Director do CHAM

Prof. Doutor Francisco Caramelo – Director da FCSH/NOVA

Prof. Doutor António Rendas – Reitor da Universidade NOVA de Lisboa

Embaixadora Ana Maria Martinho – Presidente da Comissão Nacional da UNESCO

Prof. Doutor Augusto Santos Silva – Ministro dos Negócios Estrangeiros (Discurso.pdf)

+ info

 

17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Na Cimeira da ONU, que teve lugar entre 25 e 27 de Setembro de 2015, foram fixados os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - a nova Agenda de acção até 2030. A Agenda é o resultado do trabalho em parceria entre governos e cidadãos de todo o mundo com o objectivo de criar um novo modelo global.

+ info

 

Património para a Paz e a Reconciliação

Foi lançado em Novembro de 2015 na FCSH-UNL, através do CHAM, a versão em português do Manual para Professores «Património para a Paz e a Reconciliação – Salvaguardar o Património Cultural Subaquático da Primeira Guerra Mundial».

Download

 

Por ocasião do centenário da guerra mundial, compreendido entre 2014 e 2018, a UNESCO lançou uma iniciativa no âmbito da educação, visando educar o público e particularmente os jovens sobre o impacto da guerra e a importância do seu património cultural para reforçar e alcançar a paz e reconciliação.

A iniciativa é aberta a todas as instituições de ensino e destina-se particularmente aos jovens com idades entre 12-18.

 

E-mail: catedraunesco.oceanos@fcsh.unl.pt