_____________________________________________________________________________________________Equipa



José Bettencourt

______________________________________________________________________________________________________

Contacto:
jbettencourt.cham@gmail.com

Situação profissional
- Investigador do Centro de História de Além-Mar da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, desde 2005.

Graus Académicos
- Mestrado em Arqueologia, concluído em 2008, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
- Licenciatura em História, variante de arqueologia, concluída em 2000, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.


Domínio de especialização
- Arqueologia moderna
- Arqueologia náutica e subaquática

Projectos de investigação arqueológica
- Um navio ibérico para o Atlântico: construção naval, vida a bordo e a escala de Angra nos séculos XVI e XVII, do Centro de História de Além-Mar da Universidade Nova de Lisboa e do Instituto de Ciências e Tecnologias Agrárias e Agro-Alimentares - Porto (ICETA Porto/UP), coordenado pelo Prof. Doutor José Damião Rodrigues e financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, a partir de 2010.
- Portugal e o Sul de Marrocos: contactos e confrontos (séculos XV-XVIII), do Centro de História de Além-Mar da Universidade Nova de Lisboa e da Universidade do Minho, coordenado pela Prof. Doutora Maria Augusta Lima Cruz e financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, a partir de Setembro de 2007.
- PIAS – Estudo, Valorização e Monitorização dos Sítios Arqueológicos Angra A, Angra B, Angra E, Angra F e Navio Angra D (Terceira), do Centro de História de Além-Mar da Universidade Nova de Lisboa, coordenado pelo Prof. Doutor José Damião Rodrigues e financiado pela Direcção Regional da Cultura (DRaC), no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Actividades Culturais da Região Autónoma dos Açores no domínio “Levantamento do Património Cultural”.
- Ria de Aveiro A – 2000, estudo da mancha de dispersão da carga de cerâmica do navio Ria de Aveiro A, do Centro Nacional de Arqueologia Náutica e Subaquática do Instituto Português de Arqueologia, coordenado pelo Dr. Francisco Alves e financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Publicações mais revelantes
- "A carga cerâmica do navio Ria de Aveiro A (Ílhavo-Portugal)", in Actas do VIII Congresso Internacional de Cerâmica Medieval no Mediterrâneo, Ciudad Real, Asociación Española de Arqueología Medieval, 2009.
-"Arqueologia marítima da Ria de Aveiro: uma avaliação dos dados disponíveis", in Actas do Colóquio Internacional Octávio Lixa Filgueiras – Arquitecto de Culturas Marítimas, Ílhavo, Museu Marítimo de Ílhavo e Âncora, 2009.
- "The PIAS project (Terceira Island, Portugal): preliminary results of an historical-archaeological study of a transatlantic port of call (em colaboração com Patrícia Carvalho e Cristóvão Fonseca), Skyllis", in Poseidons Reich XII conference proceedings, 2009.
- "A carga do navio Ria de Aveiro A (Ílhavo, Portugal): uma aproximação preliminar ao seu significado histórico-cultural", in Actas de la 13ª Reunión Internacional de Historia de la Nautica y de la Hidrografia. Cuadernos de Estudios Borjanos, L-LI. Borja: Centro de Estudios Borjanos e Instituición Fernando el Católico, 2007-2008, pp. 257-287 (em colaboração com Patrícia Carvalho).
- “O sítio arqueológico subaquático Arade B”, in XELB 6, actas do 3º Encontro de Arqueologia do Algarve, Silves, Museu Municipal de Arqueologia - Câmara Municipal de Silves, 2006, vol. II, pp.257-274. (em colaboração com Patrícia Carvalho, Pedro Caleja e Francisco Alves).

Trabalhos arqueológicos mais relevantes
- Escavação do sítio arqueológico Ria de Aveiro A – 2ª fase, o estudo da carga (Julho de 2000 a Agosto de 2006) (co-responsável com Francisco Alves e Patrícia Carvalho).
- Intervenção nos sítios arqueológicos Arade B2 e C no âmbito do projecto ProArade (Julho e Agosto de 2002) (co-responsável com Francisco Alves, Patrícia Carvalho e Pedro Caleja).
- Prospecção arqueológica subaquática integrada no Estudo de Impacte Ambiental “Ordenamento do Porto da Horta 1.ª fase – Requalificação da Frente Marítima da Horta (Ilha do Faial – Açores, Maio a Junho de 2008).
- Sondagens arqueológicas subaquáticas no sítio BH001 integrado no Estudo de Impacte Ambiental “Ordenamento do Porto da Horta 1.ª fase – Requalificação da Frente Marítima da Horta (Faial, Açores, Abril a Agosto de 2009) (co-responsável com Patrícia Carvalho).


 


© Centro de História Além-Mar - FCSH-UNL|UAç