____________________________________________________________________________________________Equipa




André Teixeira

______________________________________________________________________________________________________

Contacto:
andreteixeira@fcsh.unl.pt

Situação profissional
-
Professor Auxiliar da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, desde Julho de 2012, tendo sido professor auxiliar convidado desde Setembro de 2010.
- Técnico Superior de 2ª classe da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, desde Dezembro de 2008.
- Investigador do Centro de História de Além-Mar da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, desde Janeiro de 2000, e membro da sua Direcção desde Maio de 2003.

Graus Académicos
- Douramento em História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa, concluído em 2010, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
- Licenciatura em História, variante de arqueologia, concluída em 2005, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
- Mestrado em História dos Descobrimentos e Expansão Portuguesa (séculos XV-XVIII), concluído em 2002, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
- Licenciatura em História, ramo Científico, concluída em 1999, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Domínio de especialização
- Arqueologia moderna
- Arqueologia da expansão
- Arquitectura militar

Projectos de investigação arqueológica
- Um navio ibérico para o Atlântico: construção naval, vida a bordo e a escala de Angra nos séculos XVI e XVII, do Centro de História de Além-Mar da Universidade Nova de Lisboa e da Universidade dos Açores e do Instituto de Ciências e Tecnologias Agrárias e Agro-Alimentares da Universidade do Porto, coordenado pelo Prof. Doutor José Damião Rodrigues e financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (PTDC/HIS-ARQ/104084/2008), desde Abril de 2010.
- O Castelo de Almeida: origem medieval, reformas manuelinas e reutilização moderna. Projecto de investigação e valorização arqueológica, do Centro de História de Além-Mar da Universidade Nova de Lisboa e da Universidade dos Açores, financiado pela Câmara Municipal de Almeida e inserido no Plano Nacional de Trabalhos Arqueológicos, desde Julho de 2009.

- Portugal e o Sul de Marrocos: contactos e confrontos (séculos XV-XVIII), do Centro de História de Além-Mar da Universidade Nova de Lisboa e da Universidade do Minho, coordenado pela Prof. Doutora Maria Augusta Lima Cruz e financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, entre Setembro de 2007 e Agosto de 2011.
- Valorização Arqueológica do Castelo de Penamacor / Cimo da Vila, da Arqueonova - Associação de Arqueologia e Defesa do Património, financiado pela Câmara Municipal de Penamacor e inserido no Plano Nacional de Trabalhos Arqueológicos, de Setembro de 2003 a Setembro de 2004, desempenhando funções de arqueólogo co-responsável, com Silvina Silvério e Luís Barros.
- Recuperação do castelo de Castelo Novo, da Arqueonova - Associação de Arqueologia e Defesa do Património, no âmbito do Programa de Recuperação das Aldeias Históricas da Comissão de Coordenação da Região Centro e com financiamento da Câmara Municipal do Fundão, entre Agosto de 2002 e Setembro de 2004, tendo desempenhado funções de arqueólogo co-responsável, com Silvina Silvério e Luís Barros. O projecto foi integrado no Plano Nacional de Trabalhos Arqueológicos a partir de Julho de 2003, sob a designação Valorização do castelo da aldeia histórica de Castelo Novo.

Publicações mais revelantes
- “Fouilles archéologiques à Azemmour: questions historiques et premières constatations”, in Portugal e o Magrebe. Actas do 4º Colóquio de História Luso-Marroquina / Actes du IV Coloque d’Histoire Maroco-Lusitanienne, ,Lisboa / Braga, Centro de História de Além-Mar da Universidade Nova de Lisboa e da Universidade dos Açores / Centro de Investigação Transdisciplinar «Culturas, Espaço e Memória» da Universidade do Minho, 2011, pp. 177-90 (com Azzeddine Karra).
- Fortalezas do Estado Português da Índia, Arquitectura Militar na Construção do Império de D. Manuel I, Lisboa, Tribuna da História, 2008, 256 pp.+ XXXII apêndice;“Sondagens arqueológicas no castelo de Almeida e envolvente: síntese de resultados (2007)”, in CEAMA. Centro de Estudos de Arquitectura Militar de Almeida, nº2, Almeida, Câmara Municipal de Almeida, 2008, pp. 44-55.
- “Revestimentos em castelos portugueses. Séculos XV e XVI”, in Pedra & Cal. Revista da Conservação do Património Arquitectónico e da Reabilitação do Edificado, ano IX, nº35, Lisboa, Gecorpa, Julho/Setembro 2007, pp. 19-22.
- “The Fortress of Cannanore and Military Architecture during the Reign of King Manuel I”, in Winds of Spices. Essays on Portuguese Establishments in Medieval India with Special Reference to Cannanore, ed. K. S. Mathew e Joy Varkey, Nirmalagiri - Kanur, Institute for Research in Social Sciences and Humanities, 2006, pp. 139-61.
- “Escavações arqueológicas no castelo de Penamacor / Cimo da Vila: resultados da primeira campanha (2003)”, in Revista Portuguesa de Arqueologia, vol. VII, nº2, Lisboa, Instituto Português de Arqueologia, 2004, pp. 473-540 (co-autoria com Silvina Silvério e Luís Barros).

Trabalhos arqueológicos mais relevantes
-
Escavações arqueológicas da antiga catedral portuguesa e no castelo do mar de Safim (Safi, Doukkala-Abda, Marrocos) (Setembro 2010; Julho 2012), integradas na missão Patrimoine maroco-lusitanien dans la région de Doukkala-Abda (co-responsável com Azzeddine Karra).
- Escavações arqueológicas do antigo castelo português de Azamor (Azemmour, Doukkala-Abda, Marrocos) (Junho e Julho 2008; Setembro e Outubro 2009; Outubro 2010; Junho 2011), integradas no projecto Portugal e o Sul de Marrocos: contactos e confrontos (séculos XV-XVIII) (co-responsável com Azzeddine Karra).
- Escavações arqueológicas no castelo de Almeida (Julho 2009; Julho e Agosto 2010; Julho de 2011; Agosto 2012), no âmbito do projecto O Castelo de Almeida: origem medieval, reformas manuelinas e reutilização moderna. Projecto de investigação e valorização arqueológica.
- Escavações arqueológicas do castelo de Penamacor (Setembro 2003, Julho Setembro 2004), inseridas no Plano Nacional de Trabalhos Arqueológicos e num projecto plurianual de valorização do monumento da responsabilidade da Câmara Municipal de Penamacor (co-responsável com Silvina Silvério e Luís Barros).
- Escavações arqueológicas do castelo da aldeia histórica de Castelo Novo, Fundão (Agosto - Setembro 2002, Junho - Agosto 2003, Julho - Setembro 2004), inseridas no Plano Nacional de Trabalhos Arqueológicos e num projecto plurianual de valorização do monumento, da responsabilidade da Câmara Municipal do Fundão e da Comissão de Coordenação da Região Centro (co-responsável com Silvina Silvério e Luís Barros).


 


© Centro de História Além-Mar - FCSH-UNL|UAç