Actividades

HOMEEnglish
Actividades

Exposição «Entre a Cruz e o Crescente: o resgate de cativos»

12-11-2018


Abertura a 12 de Novembro | Antigos Paços do Concelho, Lagos

Exposição Comemorativa dos 800 anos da fundação do Convento da Trindade de Lisboa (1218-2018).



Data de 1218 a fundação do convento da Ordem da Santíssima Trindade em Lisboa. Esta ordem religiosa, instituída em França nos finais do século XII com o objectivo de resgatar os cristãos aprisionados em terras muçulmanas, assumiu, em Portugal, um papel de relevo desde a sua fixação até à sua extinção no século XIX.

Nesta exposição pretende-se abordar o cativeiro como uma realidade comum às sociedades cristãs e muçulmanas, fruto de conflitos bélicos e de ataques de piratas e corsários, bem como a acção dos religiosos da Ordem da Santíssima Trindade na organização dos resgates e na troca dos cativos.

 

Organizada pelo Departamento de Património Cultural da Direcção Municipal de Cultura do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa e pela DECCAS-UTCCT-Serviço de Património Histórico e Museológico da Câmara Municipal de Lagos, esta mostra reproduz os aspectos fundamentais da exposição realizada em colaboração com a Direcção-Geral do Livro Arquivos e Bibliotecas, no início do ano, no Arquivo Nacional da Torre do Tombo.

 





Comissão Científica
- Edite Alberto (CHAM)




Organização
- CML
- CML

Participação
- CHAM / FCSH/NOVA | UAc
- ANTT / DGLAB




Cartaz | Poster(.pdf)