Actividades

HOMEEnglish
Actividades

Conferência «De Lagos a Alcácer Quibir, margens e contra-margens»

09-11-2018


09h30 | Auditório da Câmara Municipal de Lagos

 



Lagos tem um vínculo especial com controversa figura de D. Sebastião: foi o Desejado  que a elevou a cidade am 1573, ao mesmo tempo que a fez capitania-mor do Reino do Algarve. Convida-nos, por isso, ao enfoque neste espaço geográfico, tanto mais que foi daqui que a armada sebástica seguiu para a etapa final da fatídica «Jornada de África». 

Alguns dos conferencistas do anterior encontro de 24-25 de Julho, juntamente com membros da equipa de investigação do projecto «De Re Militari: da escrita da guerra à imagem do campo de batalha no espaço português (1521-1621)», irão falar na travessia marítima e marcha dos soldados, destacar algumas das conjunturas mais relevantes da jornada de África (a resistência dos «sufis» e a guerra dos xarifes sádidas), e reflectir sobre a escrita de veteranos e cativos - o testemunho dos vencidos de Alcácer Quibir.



Conferência realizada no âmbito do projecto «De Re Militari: Da escrita da guerra à imagem do campo de batalha no espaço português (1521-1621)» (PTDC/ART-HIS/32459/2017), financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.





Comissao Organizadora
- Ana Paula Avelar (CHAM)
- José Martins (CML)
- Luís Costa Sousa (CHAM)
- Rui Manuel Loureiro (CHAM)


Comissão Científica



Organização
- CHAM / FCSH/NOVA | UAc
- CML




Programa | Programme(.pdf)

Cartaz | Poster(.pdf)