Actividades

HOMEEnglish
Actividades

8.º Ciclo de Conferências «Relações Luso-Italianas na Época Medieval e Moderna»

15-10-2018


17h00 | Sociedade de Geografia

Conferência «La comunità italiana a Lisbona nel regno di D. João V (1706 – 1750», por Nunziatella Alessandrini 



Há 500 anos, a 8 de Abril de 1518, os canónicos de S. João em Latrão resolveram aceitar a doação do terreno efectuada pelos mercadores italianos residentes em Lisboa, concedendo privilégios para construir uma Igreja devota ao culto de Nossa Senhora do Loreto.

 

A partir desta altura, a Igreja do Loreto de Lisboa tornou-se pólo aglutinador da Nação Iitaliana de Lisboa, e, para além do seu papel de casa espiritual dos Italianos, manteve-se como lugar de referência da conservação da memória do património histórico e cultural da presença italiana na capital portuguesa.

 

As comemorações do V centenário que se iniciaram no dia 8 de Abril de 2018 querem assinalar o percurso dos Italianos em Lisboa que, divididos na mãe pátria “si ricordassero di essere italiani (...)proclamando cosi solennemente (..) quel principio dell’unità nazionale, che costò á dì nostri tanto sangue per ridurre in atto” (Prospero Peragallo).

 

Este ciclo realiza-se no âmbito das comemorações dos 500 anos da fundação da Igreja de Nossa Senhora do Loreto de Lisboa.





Organização
- CHAM / FCSH/NOVA | UAc




Cartaz | Poster(.pdf)

Programa | Programme(.pdf)