Actividades

HOMEEnglish
Actividades

Descoberta Nau da Carreira da Índia naufragada ao largo de Cascais

De 26-09-2018 a 19-10-2018


Uma equipa de arqueólogos no âmbito do projecto Carta Arqueológica Subaquática do Concelho de Cascais (ProCASC) descobriu uma nau, naufragada entre finais do século XVI e inícios do século XVII, nas imediações do forte do Bugio. 

Veja, finalmente, as imagens inéditas do primeiro mapeamento do sítio onde foi achada a nau da Carreira da Índia, da autoria de José Bettencourt, investigador do CHAM e membro do projecto ProCASC. CHAM’s Youtube Channel 



Foi ontem comunicado oficialmente o achado com a apresentação das filmagens da descoberta e intervenções dos arqueólogos do Centro de Investigação da Escola Naval, da Câmara Municipal de Cascais e do CHAM que participaram na missão.

A cerimónia contou com a presença do Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Calado Mendes, do Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, do Director na NOVA FCSH, Francisco Caramelo, do ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes e da Responsável pela Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental, Isabel Botelho, parceiro do ProCASC. Todas as entidades presentes reafirmaram a importância deste achado e a necessidade do aprofundamento desta parceria.

Foi também destacado, pelo Director da NOVA FCSH, o papel da Cátedra UNESCO «O Património Cultural dos Oceanos», no âmbito da qual poderão ser associados bolseiros ao projecto, bem como ser disponibilizado um financiamento para equipamento de registo arqueológico.