Actividades

HOMEEnglish
Actividades

Congresso Internacional «Confluências de poderes: as cidades do mundo ibérico durante a Idade Moderna»

De 05-04-2018 a 06-04-2018


09h30 | NOVA FCSH - Edifício ID, Sala Multiusos 3 (piso 4) 




Nas monarquias ibéricas da época moderna, a cidade configurava-se como um espaço onde se encenavam as relações de poder e de negociação entre o soberano e as instâncias locais. A partir desta premissa, o presente evento pretende abordar o estudo das elites locais e dos representantes régios através de vertentes diversas, incidindo em especial nas suas relações com a economia. Pretende-se clarificar os processos e mecanismos através dos quais se conseguia começar a formar parte dos diferentes grupos de poder urbano e as suas implicações no plano económico. Propõe-se, igualmente, a possibilidade de estabelecer comparações entre casos diversos no âmbito dos impérios ibéricos, tendo em conta as convergências, mas também as diferenças, de modo a desvendar como se estruturaram e reproduziram os diferentes modelos e redes político-administrativas, assim como os seus respectivos agentes de poder em relação aos factores económicos. O campo concreto de observação poderá oscilar entre o âmbito local, distrital e regional e um plano mais globalizado, no intuito de poder avaliar de forma mais adequada o funcionamento do sistema social e político do Antigo Regime.

As propostas poderão articular-se em torno das seguintes linhas de investigação:

1. O processo de configuração das elites urbanas, com especial atenção às trajectórias traçadas por algumas linhagens ou famílias representativas e o estabelecimento das redes sociais e económicas, entendidas como formas de articulação entre os diferentes grupos que mantinham entre si vínculos relacionais ou de concorrência de interesses económicos e as diversas formas de gestão do património, com uma projeção à escala do reino, da comarca e a nível local.

 

2. Os perfis do pessoal que tentou e conseguiu aceder aos cargos chave da administração territorial e aos órgãos de representação monárquica, as formas de recrutamento, competências e alcances dos ofícios, com especial atenção às suas relações com outras elites sociais e económicas, de origem e natureza talvez distina, mas com as quais resultava inevitável estabelecer algum tipo de vínculo.

 

3. A configuração e mecanismos de controlo de alguns dos recursos da economia municipal e de gestão da fazenda municipal, assim como os possíveis elementos de tensão que poderiam gerar essas confluências de poderes e a incidência das modalidades que previsivelmente adoptou a corrupção.



Este evento faz parte do Projeto do Programa Estatal de Fomento à Investigação Científica e Técnica de Excelência MINECO (Governo de Espanha): Economía y Élites de Poder en la España Moderna (HAR2016-77305-P), do Departamento de Historia Medieval, Historia Moderna y Ciencias y Técnicas Historiográficas de la Universidad de Alicante, é organizado conjuntamente entre os grupos de investigação Configurações Políticas e Institucionais e Economías, agentes e culturas mercantis e a linha temática Cidades Globais do CHAM — Centro de Humanidades da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e à Universidade dos Açores, o Area de Historia Moderna da Universidad de Alicante e o Centro de História da Universidade de Lisboa.

 

Comissão Organizadora:

  • Mar García Arenas (CHAM – FCSH/NOVA-UAc)
  • Mª del Carmen Irles Vicente (UA).

 

Comissão Científica:

  • David Bernabé Gil (Universidad de Alicante)
  • Francisco Zamora Rodriguez (CHAM — Centro de Humanidades da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e à Universidade dos Açores)
  • José Damião Rodrigues (Universidade de Lisboa)
  • Guadalupe Pinzón Ríos (Instituto de Investigaciones Históricas, Universidad Nacional Autónoma de México)
  • Oscar José Trujillo (Universidad Nacional de Luján)
  • Helen Osório (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
  • Silvia Espelt Bombín (University of Exeter)




Organização
- CHAM / FCSH/NOVA | UAc
- CH / FL/UL
- UA




Call for papers(.pdf)

Programa | Programme(.pdf)