Actividades

HOMEEnglish
Actividades

Colóquio «Que fontes para estudar a Antiguidade? Da documentação escrita à cultura material»

De 09-05-2016 a 11-05-2016


9 de Maio | FCSH/NOVA - Edifício ID, Sala Multiusos 3 (piso 4)
10 e 11 de Maio | FCSH/NOVA - Torre B, Auditório 1 (piso 1)

 



O grupo de investigação A Antiguidade e a sua Recepção organiza um colóquio subordinado ao título «Que fontes para estudar a Antiguidade? Da documentação escrita à cultura material». Trata-se de um encontro científico que contará com a participação de vários investigadores e também com a presença de oradores convidados, nomeadamente Helen Strudwick (Fitzwilliam Museum, University of Cambridge), Nigel Strudwick (University of Cambridge), Juan Luis Montero Fenollós (Universidade da Coruña) e Joanna Popielska-Grzybowska (Pultusk Academy of Humanities).

O colóquio debruçar-se-á sobre cronologias da Antiguidade como as que correspondem ao Egipto e à Mesopotâmia, mundos helenístico e romano, abrangendo assim um vasto horizonte histórico e cultural e permitindo, deste modo, reflectir sobre os diferentes tipos de fontes em que assenta a narrativa histórica - as fontes arqueológicas, iconográficas, escritas, etc., salientando as suas especificidades e complementaridades.


Paralelamente, o colóquio incide igualmente sobre a recepção da Antiguidade, na forma como esta foi recebida, compreendida e integrada noutras época. A construção de uma imagem do Oriente e da Antiguidade que derivou da leitura dos autores clássicos, da Bíblia, e de relatos de viagens pela Ásia revelou-se importante na construção da identidade europeia e de uma visão sobre a alteridade.

Entrada livre, sujeita a inscrição prévia : antiguidade.cham@gmail.com 

 





Comissao Organizadora

Comissão Científica



Organização
- CHAM / FCSH/NOVA | UAc




Cartaz | Poster(.pdf)

Programa | Programme(.pdf)

Livro de Abstracts(Web)