Actividades

HOMEEnglish
Actividades

Exposição «Nestor de Sousa (1932-2017) nos 30 anos da criação do Museu do Nordeste»

25-11-2019


Patente ao público até 19 de Janeiro de 2020 | Sala de Exposições do Município do Nordeste

 



No decorrer do IIIº Encontro de Boas Práticas Museológicas, e no âmbito das comemorações dos 30 Anos do Museu Municipal do Nordeste, será inaugurada uma exposição dedicada ao seu fundador Nestor de Sousa, organizada pela Camara Municipal do Nordeste e pela Universidade dos Açores /BAM e CHAM Açores.

A presente exposição procura contribuir para um mais completo conhecimento da vida e da obra de Nestor de Sousa (Ponta Delgada 1932-2017).

Dando início à divulgação do vasto e riquíssimo acervo bibliográfico e documental reunido por Nestor de Sousa ao longo da sua vida, apresenta-se um primeiro núcleo biográfico destacando aspectos da sua actuação enquanto cidadão, historiador e museólogo. Este núcleo tem por base a doação feita a Universidade dos Açores por João da Silva e Alcina Cesar, a 29.10.2018.

O segundo núcleo desta exposição é dedicado ao Museu Municipal do Nordeste, cuja programação base foi desenvolvida por Nestor de Sousa. Em ano de comemoração do 30° aniversario da sua inauguração, 1989-2019, nesta sua apresentação temporária recuperamos o essencial da estrutura temática proposta no projecto inicial.

Complementarmente, em sala adjacente, disponibiliza-se aos visitantes um conjunto de documentos em suporte digital, bem com o acesso a um catálogo provisório do acervo bibliográfico de Nestor de Sousa, hoje pertencente a Universidade dos Açores.

 

Horário: 2.ª a 6.ª feira 08h30 às 16h30
Entrada livre



Ficha Técnica
Comissariado científico, programa, projecto e conteúdos texto
Duarte Nuno Chaves (CHAM Açores)
Fernando Miguel de Melo Ribeiro (UAC-BAM)
Mafalda Vicente (CMN)
Sandy Carreiro (CMN)
Sofia Lapa (CHAM Açores)





Organização
- CHAM / FCSH/NOVA | UAc
- UAc
- CMNordeste




Cartaz | Poster(.pdf)

Folha de Sala(.pdf)